0

4 dicas para diminuir os custos logísticos

 

O que fazer para diminuir os custos logísticos da operação?

Essa pergunta é tema de discussões em muitas reuniões estratégicas, onde se busca saídas para diminuir os valores que envolvem os processos logísticos das empresas.

Segundo um artigo do Jornal Valor Econômico publicado em abril de 2018, os custos logísticos no Brasil aumentaram se comparado aos anos anteriores.

Isso se dá em função da falta de infraestrutura em transporte e à restrição de circulação e distribuição de cargas em áreas urbanas.

Os índices de logística apresentados nessa mesma pesquisa equivalem a 12,37% do faturamento bruto das empresas, que está acima da média dos países emergentes, como é o caso do Brasil.

Diminuir esse índice representa uma maior competitividade no mercado, bem como maior lucratividade.

Nesse post vamos apresentar 4 dicas para diminuir os custos logísticos. Continue lendo e confira!

O que fazer para diminuir os custos logísticos?

Algumas ações podem ser tomadas para a diminuição dos custos logísticos.

Ajustes estratégicos, que podem ser implementados com facilidade, contribuem para a redução desses valores.

Alguns deles são:

Antecipe demandas

A capacidade em antecipar e se adaptar às demandas contribuem para a redução dos custos logísticos.

Um planejamento em que colaboradores, equipamentos e sistemas não fiquem parados por falta de atividades deve adiantar processos que seriam realizados futuramente e pode colaborar para a organização da operação.

Tanto as quedas como o aquecimento das vendas podem ser previstos, monitorados e adaptados para evitar o acúmulo ou a ociosidade da equipe.

Crie planos de redução de custos

É igualmente importante criar planos de redução de custos.

Alternativas como a substituição nos modais de transporte, ou ainda a constante avaliação dos valores de serviços terceirizados e, quem sabe, medidas internas que diminuam despesas precisam ser constantemente avaliadas.

Essas avaliações precisam estar sempre na pauta dos assuntos e temas a serem discutidos, uma vez que mudanças ocorrem e o que antes não era viável para o negócio, pode hoje atender as necessidades.

Estabelecimento de metas e limites

As metas a serem atingidas e os limites com relação às despesas colaboram com a diminuição dos custos logísticos das empresas.

O gestor da área precisa saber até onde pode chegar e o que fazer para atingir seus objetivos dentro de um orçamento pré-determinado.

O estabelecimento de metas e limites de gastos dentro de valores e possibilidades exequíveis, tornam-se motivadores para que a equipe de profissionais atinja os seus objetivos.

Com essas definições, a previsibilidade torna-se bem maior, com relação às despesas e custos operacionais.

Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia permite que uma equipe enxuta realize atividades com mais qualidade e no mesmo tempo que um time maior de colaboradores sem ferramentas adequadas fariam.

Muitos equipamentos existem hoje no mercado que facilitam os processos, diminuindo o tempo operacional, os erros e enganos tão comuns na área de logística.

Investir em tecnologia é ganhar agilidade, eliminar erros e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Os coletores de dados, computadores vestíveis, impressoras térmicas, leitores de códigos de barras e headsets são importantes ferramentas que, além de melhorar exponencialmente a qualidade dos serviços, diminuem os custos logísticos das operações.

A Compex é uma empresa especializada em automação dos processos logísticos e pode ajudar na redução dos custos operacionais.

Acesse o site e conheça nossas soluções e serviços!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *